(54) 3226-8888 / (54) 3226-2611
(54) 98402-1952 / (54) 98402-1983
Destaques

Cafundó expositores personalizados

Como descobrir se o compressor está com problemas

 

O compressor é uma das peças mais importantes para o funcionamento de qualquer aparelho de climatização ou refrigeração. Por isso, devemos nos atentar a qualquer indício de irregularidade no mesmo. Mas, como podemos identificar problemas no compressor? 

O compressor é uma das peças fundamentais do ar-condicionado. E como ele fica localizado na parte externa do ambiente, dentro da condensadora, é mais difícil para o usuário identificar quando os problemas começam a aparecer.

O compressor estragado faz com que a evaporadora comece a liberar ar quente ao invés de ar frio, o ar-condicionado para de gelar, as contas de energia elétrica aumentam, entre outras coisas. Então o cliente liga e diz “meu ar-condicionado está com problemas”.

E muita gente acha que, quando o ar-condicionado para de funcionar, é por falta de gás. Bom, na maior parte das vezes, até é mesmo. Porém a falta de gás, ou mesmo o excesso, podem resultar em problemas maiores no compressor, se não forem resolvidos imediatamente. Por isso, apenas repor o gás não adianta.

O compressor está com alguma falha se o cliente relatar algum desses problemas

– Sua conta de luz aumentou muito;

– O ar-condicionado parou de gelar o ambiente;

– O ar começou a sair quente da evaporadora ao invés de frio;

– A condensadora começou a fazer mais barulho do que o habitual.

Identificando problemas no compressor

Antes de mais nada, é importante ressaltar que mesmo que o problema pareça ser evidentemente no compressor, é preciso realizar alguns testes antes de dar o veredicto final. Vejamos quais são esses testes.

Primeiro, verifique a capacitância, que não pode estar abaixo da nominal. Depois, realize os testes de tensão e corrente com seu multímetro ou alicate de amperímetro.

Se estiver tudo certo, mas a tensão do aparelho estiver menor que o padrão do local (110V ou 220V) ou a corrente maior que a nominal, então o problema é mesmo no compressor.

 

Nossas Fontes:

  • http://www.webarcondicionado.com.br/como-descobrir-se-o-compressor-do-ar-condicionado-esta-com-problemas
  • https://climatizacaolumertz.com.br/2017/10/31/dicas-para-descobrir-problemas-no-compressor/

 

Mais Destaques

Fluidos refrigerantes contaminados

Dicas do Dr. Retrofit sobre fluidos refrigerantes adulterados, assista ao video acessando o link   Clique aqui para assistir o vídeo! [...]
Continue lendo

Redução na importação dos HCFS, entre eles o R22 (Protocolo de Montreal)

As medidas restritivas aos HCFCs propostas pelo Protocolo de Montreal, documento assinado por 150 países, na década de 1980, est&atild [...]
Continue lendo
Credinciados:
© 2019 Gregolon Indústria e Comércio de Refrigeração. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento de site - Adika